Com o sonho de ter uma oficina de motos, Clairton Martins Maia priorizou a busca pelo aprendizado técnico na área antes de apostar no empreendedorismo

Texto: Michele Stella

Há quase dois anos Clairton Martins Maia tem vivenciado a realização de um dos seus sonhos: ser mecânico de motos. Em Sorocaba, ele tem feito serviços na garagem de sua casa, a qual transformou numa pequena oficina com investimento aproximado de R$ 12 mil com a compra de ferramentas específicas, duas rampas e um compressor.

Em horário comercial, Clairton trabalha na área de mecânica pesada, de caminhões. Depois do expediente e aos fins de semana, se dedica à mecânica de motocicletas. “Sempre tive esse sonho. No entanto, o primeiro passo foi fazer o curso de mecânica de motos para estar qualificado, de fato”, conta.

Atualmente, o mecânico comemora os bons resultados em casa e conta com a ajuda do filho, João Pedro, de 18 anos. Num futuro breve, a ideia é investir em um ponto comercial para tirar a oficina da garagem e transformá-la em um negócio ainda mais bem-sucedido no segmento. “Hoje, o faturamento já é muito bom e a demanda de serviço está crescente. Queremos melhorar isso investindo na oficina em um ponto melhor, bem localizado e numa rua ou avenida de maior fluxo”, afirma Clairton.

De acordo com o mecânico, os passos rumo ao empreendedorismo têm que ser dados aos poucos. E é isso o que ele está fazendo. “Sei que não posso e não vou deixar de investir em conhecimento. Preciso, por exemplo, melhorar na parte de injeção eletrônica e investir num scanner para realizar serviços de qualidade também nesse campo”, diz, reforçando: “A área de mecânica de motos é muito boa e tem demanda contínua. Nesta fase atual, então, com a quarentena e os motoboys ainda mais ativos pelas ruas, o aumento de serviço na oficina tem sido bem expressivo.”