Em tempos de crise, segmento de mecânica de motos continua em alta e alavancando sonhos de um futuro promissor

Texto: Michele Stella

Há quase um ano o jovem Edu Ferigato divide sua vida profissional entre a gestão da Magna Inject, empresa familiar no ramo de injeção de termoplásticos, e a Magna Garage, oficina de mecânica de motocicletas, uma empreitada que tem superado as expectativas.

O planejamento de sua vida profissional não incluía, de fato, se tornar um mecânico de motos e empreender nesse ramo. No entanto, boas oportunidades surgem no caminho e não podem ser desperdiçadas, não é mesmo?

Foi mais ou menos assim que aconteceu com Edu Ferigato. Ele começou a mexer em motos em 2013 com o objetivo de economizar na manutenção e nos cuidados com sua Harley-Davidson. “Meu pai sempre me ensinou a me virar. Então, sempre mexi tanto na minha moto quanto nas motocicletas de amigos”, conta.

No entanto, Edu conseguia se virar bem em itens básicos como troca de óleo, troca de pastilha de freio, algo relacionado com a estética da moto. Para um conserto mecânico mais aprofundado, ele percebeu que lhe faltava o conhecimento técnico. “Na internet eu não conseguia encontrar esse tipo de informação. Até criei um canal no Youtube por isso, para compartilhar conhecimento com outros interessados tanto por Harley quanto por motos em geral”, afirma.

E ele foi além. Começou a pesquisar sobre cursos e escolheu a rede de escolas Mestre das Motos para aprender e somar alguns certificados no segmento. Edu Ferigato fez não somente o curso completo de mecânica de motocicletas como, ainda, avançados de preparação de motores, estatores e o curso de especialização em Harley-Davidson, seu estilo de moto predileto.

“O curso de mecânica mostrou possibilidades e me deu coragem para fazer o que deveria ter feito há tempos. Era a base que eu precisava para trabalhar com o que eu gosto de fazer, realmente”, diz, comemorando a aposta em um mercado bastante promissor.

De acordo com Edu Ferigato, para manter a própria oficina é necessário ter um controle financeiro rígido, saber administrar para que o negócio seja rentável. “Tem sido bem satisfatório. Tenho como objetivo realizar um serviço de qualidade e cobrar o valor proporcional. Receber o retorno dos clientes agradecendo pelo trabalho é muito gratificante. Tem dado super certo”, diz.

A Magna Garage atende com horário marcado. A oficina fica no Caxambu, em Jundiaí. Os serviços prestados são de mecânica preventiva, consertos em geral de todos os tipos de motos e, também customização. “Tenho esse foco de melhorar a parte de customização. O objetivo é investir em ferramentas mais específicas e customizar performance e estética também”, conta Edu Ferigato, dono de uma Harley turbo que tem feito bastante sucesso entre o público.