Conceito de excelência superalinhas de produção e se torna marca registrada em todos os procedimentos – e relacionamentos – de fabricante de motopeças

Texto: Michele Stella

Mil juntas de balança são produzidas por hora no complexo fabril da Danidrea em Valinhos, interior de São Paulo. A empresa comercializa quase mil diferentes itens para motocicletas, sendo 30% desse volume representado por produtos de fabricação própria. São três décadas de história. E o sucesso está atrelado não somente à paixão pelas duas rodas e à visão estratégica do fundador e diretor Hélio Joaquim dos Santos, como também – e principalmente – ao quanto o significado da palavra qualidade é levado a sério pela direção e por cada colaborador da empresa seja na produção das peças ou no relacionamento com as pessoas.

O conceito de excelência norteia todas as ações da Danidrea e isso pode ser facilmente percebido quando se conhece a fábrica por dentro, também. “Lá atrás eu aprendi que um produto de qualidade sempre vai ter cliente. Desde então, levo isso comigo”, resume o diretor Hélio, que começou a jornada empreendedora com uma motopeças na capital paulista, da década de 1980. “Sempre fui apaixonado por motos”, confessa, contando que foi aproveitando as oportunidades e demandas do mercado das duas rodas para crescer.

Fundador da empresa, Helio fala sobre o mercado das duas rodas e os principais desafios do segmento.

Entre os principais desafios, segundo o diretor da Danidrea, estão acompetitividade do mercado e a informalidade de muitas empresas que atuam no segmento. “Nós somos formais, temos valores, ética e queremos deixar um legado. A cada produto desenvolvido, nos colocamos no papel do consumidor, do motociclista”, reforça Hélio. E Daniel Felice, diretor-adjunto na Danidrea, complementa: “Há 10 anos, por exemplo, não se tinha no mercado tantos modelos de motos como temos hoje. Nem tanta concorrência. O cenário era bem menos complexo.”

Contudo, equipe qualificada e comprometida a Danidrea tem para continuar somando bons resultados e crescendo como empresa. Recentemente, houve investimento em maquinário para tornar os processos de fabricação ainda mais competitivos e melhores. “Nossa visão é continuar crescendo e sempre inovando. Temos buscado formar kits de peças para facilitar a aplicação dos nossos produtos pelos mecânicos. Isso é uma novidade e tem dado muito certo”, exemplifica Hélio.

 

Os produtos fabricados e comercializados pela Danidrea são divididos em grupos, de acordo com o coordenador de qualidade Thiago Martins, como de suspensão, motores, rodas, freios, ferramentas, Off Road (nova linha) e diversos. A empresa conta com pouco mais de 30 colaboradores e atende todo o território nacional.

Parceria de sucesso

A equipe da rede de escolas Mestre das Motos conheceu de perto a trajetória de sucesso da Danidrea.

A rede de escolas Mestre das Motos é parceria da Danidrea e, recentemente, os gestores das unidades estiveram na fábrica da empresa conhecendo a linha de produção das motopeças. Entre as ações de parceria, constantemente a Danidrea realiza palestras aos alunos das quatro unidades Mestre das Motos com o objetivo de ajudar na qualificação dos futuros(as) mecânicos(as) em relação ao conhecimento de produtos de qualidade no mercado.