Bolsas de 50% de desconto nas mensalidades abrem as portas do conhecimento para jovens estudantes de 12 a 17 anos e para pessoas com mais de 60

Texto: Michele Stella

Francisco Pazini, 66 anos, transformou o tempo livre da aposentadoria em aprendizado

Aposentado e com tempo ocioso, Francisco Pazini, 66 anos e morador da Zona Norte de São Paulo, resolveu investir na paixão pelas duas rodas. Depois de ficar fascinado na vitrine de uma loja de motos da região onde mora, teve a ideia de pesquisar a respeito de cursos na área de mecânica de motocicletas. “Quando soube que a Escola Mestre das Motos oferecia descontos para pessoas da minha idade, fui direto fazer a inscrição”, conta, demonstrando entusiasmo.

Hoje em dia, Francisco só pilota uma bicicleta motorizada de 1952 quando vai para sua casa de praia. Mas ele sempre foi apaixonado por motos e conta que a rotina com o aprendizado, na prática, de mecânica de motocicletas tem sido bem divertida. “Conheci muitas pessoas, ocupei meu tempo e até já consegui socorrer um motoboy com a moto quebrada perto de casa”, comemora, acrescentando: “O chicote da moto dele estava falhando.”

Para Francisco, a Bolsa de Descontos oferecida pela rede de escolas Mestre das Motos é uma iniciativa sólida e muito viável: “Já indiquei o curso para amigos da mesma faixa etária e muitos disseram que, no próximo ano, irão investir nesse conhecimento, também”, enfatiza o aposentado. Embora ele não tenha pretensão de trabalhar no mercado das duas rodas, não descarta a possibilidade de realizar um serviço ou outro para amigos e familiares. “Hoje tenho conhecimento para isso.”

O jovem Kaique, de 16 anos, tem indicado o curso para amigos da mesma idade

As aulas de caixa de direção, freios, suspensão, carburação, de vários tipos de motores diferentes e, ainda, de elétrica, também têm sido muito aproveitadas pelo bombeiro Ismael Cassimiro de Souza, 40 anos, e do seu filho Kaique Diego dos Santos Cassimiro de Souza, 16. Com o desconto de 50% nas mensalidades do filho no curso, Ismael teve a possibilidade de ele, também, se tornar um aluno na escola. “A Bolsa oferecida pela escola é sensacional. Os valores ficaram acessíveis e já vou ter conhecimento para, no futuro, quando me aposentar, conseguir abrir uma oficina”, diz.

Kaique, por sua vez, conta que tem adorado as aulas. “Gostei muito da ideia quando o meu pai falou do curso. Faço as aulas de mecânica de motos de manhã e, à tarde, vou para a escola”, afirma. De acordo com Ismael, o curso também tem sido bom para o filho não ficar com tempo ocioso. “Jovens dessa idade precisam aprender coisas boas ao invés de ficarem na rua”, acrescenta o pai.

 

Uma profissão para o futuro

Eric Matteus, 17 anos, já sonha com a oficina de mecânica de motos que pretende ter em breve

No caso dos jovens Eric Matteus Nogueira de Barros e Petterson Valim Oliveira, ambos de 17 anos, o desconto nas mensalidades e a oportunidade de realizarem o curso de mecânica de motos até 1.200 cilindradas representa os primeiros passos rumo a uma trajetória bem-sucedida na área. Os dois sonham em serem donos do próprio negócio no futuro.

“Desde criança eu sou apaixonado por motos. Quando falei para minha mãe que queria fazer um curso de mecânica, ela pesquisou na internet e, quando soube do desconto para estudante, deu certo de fazer minha matrícula”, afirma Eric. Ele gostou tanto do curso que fez propaganda para os amigos e dois deles, também estudantes, já se tornaram alunos da rede de escolas Mestre das Motos.

Eric pretende trabalhar na área como funcionário de alguma oficina para adquirir experiência. Ele termina o curso ainda em 2018 e não quer perder tempo. “No bairro onde eu moro tem duas oficinas e vou pedir se há alguma vaga. Depois, quero fazer outros cursos e ter minha própria oficina em breve”, diz.

 

Petterson, 17 anos, pretende fazer vários cursos para conseguir vaga no mercado das duas rodas

Petterson também sabe que, para ter um negócio de sucesso no mercado das duas rodas, é preciso investir em qualificação profissional. É aluno de mecânica de motos, mas quer fazer Injeção Eletrônica, Preparação de Motores e diversos outros cursos. “Meu sonho é trabalhar com isso, então, tenho que me especializar cada vez mais. Tive a ideia de fazer o curso enquanto conversa com um amigo que também gosta de motos e estou adorando as aulas”, afirma.

As Bolsas de Estudo da rede de escolas Mestre das Motos são válidas para estudantes de 12 a 17 anos, mediante a declaração de matrícula na instituição de ensino onde estudam e, também, para pessoas com mais de 60 anos. Os 50% de desconto nas mensalidades são oferecidos para turmas do curso de mecânica de motocicletas no formato Extensivo nos períodos da manhã ou tarde durante a semana.