Curso de mecânica de motos no formato Intensivo tem diferenciais como turma reduzida e aprendizado de modo dinâmico e com muita prática

Texto: Michele Stella

Moradora de Jaguariúna, Angélica Carvalho Ferreira deu o primeiro passo rumo ao empreendedorismo no mercado das duas rodas no dia 24 de setembro de 2018, quando começou um curso de mecânica de motos até 1.200 cilindradas junto com o irmão, Bruno Carvalho Ferreira, de Pedreira, também interior de São Paulo.

“Meu irmão sempre foi apaixonado por motos e eu também sempre tive como meu meio de transporte, já há muito tempo. Resolvi, de vez, investir nessa área quando vi o talento dele para consertar a moto do meu marido, recentemente. Ele montou e desmontou, mexeu em motor, tudo com muita responsabilidade e carinho”, compartilha Angélica, explicando sobre a motivação de buscar conhecimento técnico na área.

Focados no objetivo de investir em uma oficina em 2019, Angélica e Bruno conseguiram férias dos atuais empregos para aprenderem mecânica de motos com o curso no formato Intensivo de um mês da rede de escolas Mestre das Motos. “Pesquisamos muito e foi o local onde realmente percebemos que as aulas acontecem com muita prática. Esse tipo de curso não dá para ficar só na teoria”, diz Bruno, comentando estar muito satisfeito com o retorno do investimento em aprendizado.

Os irmãos já começaram a comprar as principais ferramentas e estão investindo aos poucos para, no próximo ano, trabalharem como mecânicos em Pedreira. “Quero não só ajudar a administrar a oficina como consertar motos. Acho muito importante ter o conhecimento técnico. No futuro, quando chegar o momento de ter funcionários, vou entender do negócio como um todo”, completa Angélica.

O curso Intensivo de um mês ocorre com aulas de segunda à sexta das 8h30 às 13h30 e o cronograma engloba desde caixa de direção, freios, suspensão e carburação, por exemplo, até diversos tipos de motores, de 125cc a 1.200cc e, ainda elétrica. “Meu objetivo com o curso é conseguir mexer na minha moto, uma Mirage. Escolhi o Intensivo pela dinâmica do aprendizado. Acho bem mais produtivo com aulas diárias e a escola é referência pelo o que pesquisei”, diz André Luis Pereira de Santana, que está cursando o Intensivo e, agora, tem pensado na possibilidade de trabalhar na área de mecânica de motos, também. “Sou de Itupeva (SP) e a região é promissora.”

No caso de Leonardo Almeida Silva, apaixonado por motos do modelo Custom, a ideia com o curso é se tornar mecânico e se especializar nesse tipo de motocicleta. “O mercado está carente de profissionais que saibam mexer nessas motos. Eu sempre tive, sempre gostei e não vejo a hora de ter uma oficina”, diz, contando que trabalhava em uma concessionária de automóveis, mas, resolveu seguir fazendo o que de fato ele gosta.

Outro exemplo de quem está investindo em conhecimento na área de mecânica de motos com visão estratégica para a necessidade do mercado é o de Jonas Gonçalves Maia. Ele é de Monte Verde, Minas Gerais, e aproveitou as férias do trabalho para se qualificar. “Há muita motocicleta na cidade onde moro e poucos mecânicos, sendo que nem todos são qualificados. Por isso vim buscar conhecimento e certificado”, diz, explicando também que ele trabalha na área de turismo com passeio de quadriciclos e estava precisando de mais conhecimento em mecânica para consertar esse tipo de motor, também.

Intensivo de Férias

Além das turmas de Intensivo que ocorrem durante o ano em algumas unidades da rede de escolas Mestre das Motos, em janeiro haverá o Intensivo de Férias em todas as escolas – na matriz que fica no bairro da Saúde, capital; em Jundiaí; Itaquaquecetuba e Santo André. A data de início será dia 7 de janeiro de 2019 e ainda dá tempo de garantir a vaga com valores promocionais deste ano. Escolha a unidade mais perto de você e faça sua inscrição.

Fotos: Elton Oliveira

 Foto 1: Curso de mecânica de motos no formato Intensivo ocorre com turmas pequenas e muito aprendizado prático.

 Foto 2: Angélica Carvalho Ferreira está investindo em conhecimento técnico para abrir oficina junto com o irmão, Bruno

 Foto 3: André Luís Pereira de Santana está de olho na alta do mercado das duas rodas no interior de São Paulo

 Foto 4: Com objetivo de ter uma oficina especializada em motos Custom, Leonardo Almeida Silva investe em conhecimento

 Foto 5: Jonas Gonçalves Maia é de Monte Verde, Minas Gerais, e está aproveitando as férias para se aperfeiçoar como mecânico

 Foto 6: Bruno Carvalho Ferreira pretende começar 2019 com o negócio próprio na cidade de Pedreira, onde mora