Paixão por motos vai de hobby ao investimento num negócio de alta tecnologia no setor

Texto: Michele Stella

Químico e pós-graduado em marketing, Danilo Manente Marchetto aproveitou um período de demissão da empresa na qual trabalhou por muitos anos para investir em satisfação pessoal: em junho de 2017 se matriculou em um curso de mecânica de motos. A pretensão era, simplesmente, a de resolver uma frustração antiga.

“Sempre tive motos e sou apaixonado por velocidade, mas nunca entendi nada da parte de mecânica. Não sabia nem fazer um diagnóstico simples caso, por exemplo, a partida da moto não funcionasse”, conta, completando: “Quando fiquei desempregado, quis priorizar algo que eu gostasse de fazer antes de pensar em qualquer outro tipo de trabalho ou negócio.”

Danilo e Fábio estão juntos em uma empreitada que já tem sido de muito sucesso (Foto: Elton Oliveira)

A despretensão profissional de Danilo com o mercado das duas rodas, no entanto, durou pouco. Já na primeira aula do curso de mecânica de motos, na qual há considerações a respeito das oportunidades e desafios do segmento, o químico vislumbrou um nicho a ser explorado.

O coordenador do curso comentou sobre o alinhamento de motos. Eu tinha passado por uma experiência recente, precisei de uma empresa dessa área e fiquei decepcionado com o péssimo serviço prestado e com o atendimento da pior qualidade”, explica.

Com uma ideia na cabeça, Danilo foi pesquisar o mercado de alinhamento de motos e, em sua região, no interior do Estado de São Paulo, percebeu poucas empresas na área. “Eu queria algo diferente. Oficina de motocicletas tem bastante e, inclusive, várias já com um aspecto mais clean e agregando um espaço mais sofisticado aos clientes”, avalia.

Inovação é conceito chave para o empreendedor. Por isso, Danilo investiu R$ 100 mil na Specialista Motos, empresa especializada em alinhamento de chassis, rodas, mesa e suspensão de motocicletas. Os primeiros passos foram arrumar um parceiro para a empreitada, decidir localização do negócio, investir em maquinário e ferramentas e fazer o planejamento como um todo, principalmente de propaganda e marketing. Com isso, conseguiu abrir o negócio próprio no dia 19 de fevereiro de 2018.

Alinhamento de motocicletas é feito com equipamentos de última geração (Foto: Elton Oliveira)

 

Trajetória bem-sucedida

Em quase 5 meses de atuação, os resultados são surpreendentes. “Nossos clientes são as oficinas de mecânica de motos. O mercado estava tão precário nessa área que já atendemos em torno de 70% das oficinas da nossa região”, diz Danilo, comentando sobre os equipamentos de última geração utilizados pela Specialista Motos.

“Temos uma máquina de dupla aferição a laser e um sistema de monitoramento por câmera para facilitar nosso trabalho e garantir mais agilidade no dia a dia. É um equipamento hidráulico, temos os gabaritos e medidas para cada tipo de moto e a aferição é feita antes, durante e depois do alinhamento”, detalha.

Junto com Danilo, quem busca o sucesso da empresa é Fábio Montanheiro de Canha. Ele trabalhava em uma boutique de motos e trocou a área para se aproximar mais da mecânica. O primeiro passo foi, também, o de investir em conhecimento com o curso no setor. “A ideia é crescer junto com as oficinas. O trabalho é minucioso, exige atenção aos detalhes. Mas somos especialistas em alinhamento e, portanto, o objetivo é prestar um serviço bem direcionado”, diz Fábio. Para ele, o mercado das duas rodas está em ritmo acelerado de crescimento e há espaço para ser explorado.